segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cacá será homenageado em Alagoas


Marechal Deodoro vira sede do governo estadual

O governador Teotonio Vilela enviou Projeto de Lei à Assembleia Legislativa propondo a transferência da sede do governo de Alagoas para a cidade de Marechal Deodoro, terra natal do proclamador da República e filho ilustre daquele muncípio, o Marechal Manoel Deodoro da Fonseca. A proposição é em virtude das comemorações alusivas aos 120 anos da Proclamação da República e foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16).

Em função da homenagem, segundo informou a chefe do Gabinete do governador, Adriana Vilela Toledo, o Estado já elaborou vasta programação em parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro. Nela estão previstas diversas inaugurações de obras do governo de Alagoas, ações de cidadania e a entrega de comendas a personalidades que se destacam pela contruibição ao desenvolvimento do Estado, à cultura alagoana e ao país.

De acordo com a programação, o governador Teotonio Vilela abre as homenagens com chegada prevista à cidade no dia 13, às 9h, onde será recebido pelo prefeito Christhiano Mateus. Na ocasião, o governador e o prefeito se encaminharão ao Palácio Imperial e descerrarão uma placa registrando que no dia 13 de novembro de 2009 a sede do governo de Alagoas foi transferida para Marechal. Logo após a solenidade, o governador fará uma reunião de trabalho com todo o secretariado.

Logo após, o governador visitará as ações de cidadania, a exemplo de emissão de carteiras de identidade; oficinas de cultura; casamento comunitário entre outras ações de governo. Em seguida, Teotonio Vilela inaugurará a Escola Estadual Rosa da Fonseca, obra realizada com recursos próprios do governo.

Ainda no primeiro dia do governo em Marechal Deodoro, já na parte da tarde, o governador fará visita ao Hospital 24 Horas e receberá do prefeito o projeto para a reforma do órgão. Em seguida, Teotonio entregará duas motos para reforçar o trabalho do Programa Saúde da Família (PSF) na cidade.

No tocante à infraestrutura, Teotonio Vilela Filho assina a ordem de serviço para a instalação do saneamento básico da Praia do Francês, uma antiga reivindicação de hoteleiros e turistas que visitam a cidade, além de inaugurar o recapeamento de acesso ao distrito de Massagueira.

No dia 14, o governo de Alagoas dará prosseguimento às ações de ciddania.

Comendas — No dia 15, pela manhã, a programação continua com atividades como a Meia Maratona da República. “Essa atividade será realizada em Maceió”, esclarece Adriana Toledo. Mas às 16h, em Marechal Deododo, com a presença do governdor, ocorrerá um grande desfile militar que contará também com a participação de fanfarras escolares.

Á noite, a partir das 19h, ocorrerá o encerramento das homenagens em alusão à Proclamação da República com a entrega da Medalha do Mérito da República Deodoro da Fonseca a dez personalidades.

Os agraciados deste ano serão o cineasta Cacá Diegues; o cantor e compositor Djavan; a jogadora de futebol duas vezes escolhida como a melhor do mundo, Marta; o músico Hermeto Pascoal; o escritor Ledo Ivo; a presidente do Instituto Ayton Senna, Viviane Senna; o superintendente da Receita Federal em Alagoas, Francisco Augusto Carlos; o professor José Hermógenes de Andrade Filho; Cândido Ribeiro, um dos responsáveis pela criação do Programa do Álcool (Proálcool) no Brasil; e a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargadora Elisabeth Carvalho.

“O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também será agraciado, mas ele receberá a comenda referente a 2008, uma vez que não pôde comparecer o ano passado”, explicou Adriana Vilela Toledo.

por Secom

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cacá no programa 3 à 1 da TV Brasil


Vai ao ar hoje (10 de junho) às 22h na TV Brasil o Programa 3 à 1 com a participação do Diretor Cacá Diegues

terça-feira, 5 de maio de 2009

Cacá no programa "De Lá pra Cá", da TV Brasil.


Cacá Diegues participará no dia 06/05, da gravação para o programa "De Lá Pra Cá", da TV Brasil, que terá como tema "Favelas". A entrevista será com a jornalista Vera Barroso, às 11h, sobre a retomada do projeto do Cacá Diegues, Cinco Vezes Favela.

A gravação será exibida no programa "De Lá Pra Cá", apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, que vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na faixa de programação e debate da TV Brasil.
Não percam!!!

terça-feira, 17 de março de 2009

Cacá na TV Cultura e na TV Brasil














O Diretor de Cinema Cacá Diegues concedeu no último dia 04/03 uma entrevista para a TV Cultura.
A entrevista foi sobre os 7o anos que Glauber estaria fazendo neste mes de março, se estivesse vivo. A importância de sua obra pro cinema brasileiro e mundial, como ele influencia novas gerações de cineastas brasileiros, assim como influenciou grandes diretores de todo o mundo, como Scorsese, Pasolini, Coppola, Bertolucci, Herzog, etc.


No Dia 05/03 o Diretor foi entrevistado pela TV Brasil.
A entrevista na TV Brasil foi sobre o ano da França no Brasil, que está acontecendo neste 2009. A influência do cinema francês no Brasil e em todo o mundo, a familiaridade entre a Nouvelle Vague francesa e o Cinema Novo brasileiro, da troca de influências. A França como a pátria da cinefilia, o lugar do mundo onde mais se curte, se pensa, se discute o cinema. O cinema brasileiro e mais particularmente o Cinema Novo ficaram conhecidos no mundo inteiro graças aos jornalistas, críticos e teóricos franceses de cinema.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cacá Diegues participará de Debate “Cinema na América Latina” no dia 11/03, no Memorial da América Latina em São Paulo.


“Debate Cinema na América Latina”
O encontro de acadêmicos da comunicação, teóricos e diretores de cinema, estudantes e cinéfilos ampliará o debate sobre questões do cinema e o período histórico que vivemos.
Daqui a dois meses chegará o momento da divulgação dos filmes indicados à corrida ao título de melhor filme estrangeiro do Oscar 2009. Entre os selecionados da América Latina temos o argentino “Leonera”, o chileno “Tony Manero “, o colombiano “Perro Come Perro” , o mexicano “Arráncame La Vida” , o uruguaio “Matar a Todos”, o venezuelano, "El Tinte de la Fama", e o brasileiro “Última Parada -174”.

No debate alguns temas serão abordados, dentre eles:
> Questões de Identidade: O Cinema e a Representação das Classes Populares na América Latina
> O Cinema Novo no Brasil e na América Latina
> Do Cinema Novo à Retomada – Políticas Públicas e Estratégias de Produção
> As Recentes Produções Cinematográficas na América Latina

O Debate será mediado por Daniela Gillone - Jornalista e acadêmica em Comunicação.

Participarão do Debate:
> Carlos Diegues - Diretor de Bye Bye Brasil (1979) e “Deus é Brasileiro” (2003).
> Laís Bodanzky – Diretora de “Bicho de Sete Cabeças” (2001) e “Chega de Saudade” (2007)
> Paulo Morelli – Diretor de “Cidade dos Homens - O Filme” (2007).
> Ismail Xavier - Teórico de cinema, professor da ECA-USP.
> Rubens Machado - Teórico de cinema, professor da ECA-USP.
> Philippe Barcinski - Diretor do filme “Não por acaso” (2007).

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cacá Diegues terminou de escrever seu novo longa-metragem.

Cacá Diegues terminou de escrever seu novo longa-metragem, com o roteirista George Moura (“Cidade Baixa”, “Linha de Passe” e o programa de TV sobre Nara Leão, indicado ao Emmy deste ano). Será baseado no poema de Jorge de Lima, “O grande circo místico”, que também inspirou o balé com música original de Edu Lobo e Chico Buarque. “O grande circo místico” será uma co-produção internacional, com alguns atores europeus no elenco de maioria brasileira.

Cacá Diegues é o Diretor da Campanha Publicitária da Fundação Roberto Marinho



O Museu do Futebol é o primeiro comercial da campanha publicitária sobre os projetos desenvolvidos pela Fundação Roberto Marinho. O filme é dirigido por Cacá Diegues, que também assinará o restante da campanha, com os temas: Museu da Lingua Portuguesa, Telecurso, Patrimônio, entre outros.