segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cacá será homenageado em Alagoas


Marechal Deodoro vira sede do governo estadual

O governador Teotonio Vilela enviou Projeto de Lei à Assembleia Legislativa propondo a transferência da sede do governo de Alagoas para a cidade de Marechal Deodoro, terra natal do proclamador da República e filho ilustre daquele muncípio, o Marechal Manoel Deodoro da Fonseca. A proposição é em virtude das comemorações alusivas aos 120 anos da Proclamação da República e foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16).

Em função da homenagem, segundo informou a chefe do Gabinete do governador, Adriana Vilela Toledo, o Estado já elaborou vasta programação em parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro. Nela estão previstas diversas inaugurações de obras do governo de Alagoas, ações de cidadania e a entrega de comendas a personalidades que se destacam pela contruibição ao desenvolvimento do Estado, à cultura alagoana e ao país.

De acordo com a programação, o governador Teotonio Vilela abre as homenagens com chegada prevista à cidade no dia 13, às 9h, onde será recebido pelo prefeito Christhiano Mateus. Na ocasião, o governador e o prefeito se encaminharão ao Palácio Imperial e descerrarão uma placa registrando que no dia 13 de novembro de 2009 a sede do governo de Alagoas foi transferida para Marechal. Logo após a solenidade, o governador fará uma reunião de trabalho com todo o secretariado.

Logo após, o governador visitará as ações de cidadania, a exemplo de emissão de carteiras de identidade; oficinas de cultura; casamento comunitário entre outras ações de governo. Em seguida, Teotonio Vilela inaugurará a Escola Estadual Rosa da Fonseca, obra realizada com recursos próprios do governo.

Ainda no primeiro dia do governo em Marechal Deodoro, já na parte da tarde, o governador fará visita ao Hospital 24 Horas e receberá do prefeito o projeto para a reforma do órgão. Em seguida, Teotonio entregará duas motos para reforçar o trabalho do Programa Saúde da Família (PSF) na cidade.

No tocante à infraestrutura, Teotonio Vilela Filho assina a ordem de serviço para a instalação do saneamento básico da Praia do Francês, uma antiga reivindicação de hoteleiros e turistas que visitam a cidade, além de inaugurar o recapeamento de acesso ao distrito de Massagueira.

No dia 14, o governo de Alagoas dará prosseguimento às ações de ciddania.

Comendas — No dia 15, pela manhã, a programação continua com atividades como a Meia Maratona da República. “Essa atividade será realizada em Maceió”, esclarece Adriana Toledo. Mas às 16h, em Marechal Deododo, com a presença do governdor, ocorrerá um grande desfile militar que contará também com a participação de fanfarras escolares.

Á noite, a partir das 19h, ocorrerá o encerramento das homenagens em alusão à Proclamação da República com a entrega da Medalha do Mérito da República Deodoro da Fonseca a dez personalidades.

Os agraciados deste ano serão o cineasta Cacá Diegues; o cantor e compositor Djavan; a jogadora de futebol duas vezes escolhida como a melhor do mundo, Marta; o músico Hermeto Pascoal; o escritor Ledo Ivo; a presidente do Instituto Ayton Senna, Viviane Senna; o superintendente da Receita Federal em Alagoas, Francisco Augusto Carlos; o professor José Hermógenes de Andrade Filho; Cândido Ribeiro, um dos responsáveis pela criação do Programa do Álcool (Proálcool) no Brasil; e a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargadora Elisabeth Carvalho.

“O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também será agraciado, mas ele receberá a comenda referente a 2008, uma vez que não pôde comparecer o ano passado”, explicou Adriana Vilela Toledo.

por Secom

2 comentários:

  1. Olá Cacá,

    Que noticia boa!
    Você é merecedor dessas homenagens!

    Tô passando para informar que é com alegria que lançamos o Poesia em Gotas, vídeos poemas que serão inicialmente postados no meu blog.
    O primeiro video poema postado é “O dia em que Deus Criou Alagoas” do Jornalista e Escritor Noaldo Dantas.

    O blog é
    www.chicodeassispoesia.blogspot.com

    No youtube é?
    http://www.youtube.com/watch?v=dTjdoBBdY-4&feature=player_embedded

    Um abraço,

    Chico de Assis

    ResponderExcluir
  2. "Meu nome é Andrea, sou produtora da rádio BandNews FM e gostaria de entrar em contato com o Caca Diegues para uma entrevista.
    Poderiam, por favor, me passar o contato da assessoria de imprensa!?
    Obrigada,
    Andrea Gouvea
    tel. 11 3131-3824
    agouvea@band.com.br"

    ResponderExcluir